
Parangolé, escultura móvel criada pelo artista plástico Hélio Oiticica (1939-1980)Demorei, mas aqui estou.
Este post é sobre a idéia de realizarmos uma oficina no quarto bimestre, com as turmas do 3.º ano, disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa, e 1.º ano, disciplina de Língua Portuguesa.
A idéia deste trabalho é envolver várias temáticas, desde o ensino da língua portuguesa como algo interessante e produtivo, passando por uma experiência didático-pedagógica que sirva como parâmetro para o trabalho dos futuros educadores, incluindo nisso o desenvolvimento artístico e científico, que deve fazer parte da vida de todos nós, envolvidos de alguma maneira com o ensino superior.
O objetivo deste trabalho é realizar a produção de textos a partir de tópicos da Língua Portuguesa, como sintaxe, morfologia, ortografia, na forma de produtos.
Por produtos, entendemos fanzines; seminários; planejamentos de aula com utilização de recursos como tv, rádio, cd, computador; blog; entre outros. O trabalho final a ser apresentado pelas equipes é um pôster, produzido conforme padrão de apresentação de trabalho em eventos científicos. Neste pôster, estará explícito o resultado da oficina, como relato científico do trabalho.
A idéia é que cada equipe se envolva com ao menos uma temática, produzam textos, discutam um tópico da Língua Portuguesa, realizem uma produção e ao final, apresentem os resultados científicos desta experiência.
Com isso, matamos vários coelhos de uma vez só: além de darmos conta do conteúdo da disciplina, de uma maneira criativa e contemporânea, também colocaremos em prática alguns recursos didático-pedagógicos que podem servir de parâmetros para nossa atuação em sala de aula, e com isso, estaremos cumprindo nosso papel de educadores críticos, que é o que se espera de nós. Além disso, daremos vasão à nossa criatividade artístico-científica, no sentido de um trabalho multisensorial, que envolverá diversos recursos. Temos ainda o aspecto da avaliação dos trabalhos - algo que nem sempre é tratado da maneira adequada, além de ser um conceito que muitos educadores tratam como tabu. A avaliação é um tema importante a ser colocado em pauta, em qualquer atividade didático-pedagógica, e vamos discutir uma forma de avaliação que privilegie também nosso aprendizado.
Ao final da oficina, faremos um evento acadêmico, com apresentação dos trabalhos, contando com o apoio da coordenação do curso, como maneira de demonstrar que na Secal se produz conhecimento.
Bem, a idéia está lançada, agora é com vocês, vamos discutir isso em colocar em prática já nas próximas aulas.
Antes que me perguntem: o nome "Oficina Didática Parangolé" é uma homenagem ao artista
Hélio Oiticica (1939-1980) e aos 40 anos da
Tropicália, movimento artístico-literário-musical, que foi dos mais importantes na arte brasileira do século XX.
Para saber mais sobre Hélio Oiticica e os parangolés, existem vários sites - sugiro: http://www.mac.usp.br/projetos/seculoxx/modulo3/neoconcreto/oiticica/index.html
Sobre o Tropicalismo: http://www.tropicalia.com.br/
Abraços e beijos