terça-feira, 9 de outubro de 2007

FANZINE INFORMATIVO EDUCACIONAL



Acadêmicas: Aline Corrêa Rodrigues, Claudicéia Fernandes Pires, Juliana Maria Santos, Marla dos Santos Prestes, Semla de Fátima Troyner Xavier.

Comentários:
O Fanzine está muito bem escrito, com texto criativos, todos autorais, com exceção do texto de Paulo Freire. Gostei bastante dos textos, que demonstram uma compreensão do alcance do fazer pedagógico. O tema relativo à afetividade, que inclui o lúdico como fator de recuperação de doentes em hospitais, é bastante pertinente. As acadêmicas cumpriram todos os objetivos da oficina.

domingo, 7 de outubro de 2007

FANZINE LEITURA EM TECIDO




Alunas: Claudete Scheffler, Ísis Thomaz, Sandra Jacobi, Milayni Macedo, Daniele Gonçalves.

Comentário:
A avaliação que eu faço sobre esta oficina é de que todos os trabalhos atingiram os objetivos. É claro, alguns trabalhos mereceram destaque nos quesitos criatividade, organização e produção de textos, assim como alguns deixaram um pouco a desejar na questão da produção de textos, principalmente. Mas, em geral, os resultados foram excelentes. Porém, o fanzine "Leitura em tecido" é, sem sombra de dúvidas, o mais criativo dentre todos. O ineditismo da produção surge pelo fato de que até agora, entre todas as vezes que realizei oficinas de fanzines com meus alunos, em nenhum momento havia me ocorrido que a possibilidade de utilização de retalhos de tecidos traria uma produção tão interessante. A criatividade, neste sentido, é nota 10. A idéia de reciclar materiais como tecidos e utilizá-los para fins que não são os que normalmente estipulamos, faz deste fanzine uma grande proposta, que tem tudo para dar certo com o trabalho em classes de Ensino Fundamental e Médio. Além da parte estética e plástica, que não apenas no original, mas na reprodução fotocopiada produz efeitos visuais muito interessantes, os textos que acompanham o zine estavam excelentes, demonstrando grande qualidade criativa das acadêmicas.
Sem diminuir nenhum dos outros trabalhos, quero que fique claro que gostei mesmo, muitíssimo, da produção desta equipe.


Alunas: Leriane, Rubia, Klescy, Antonia, Josiane, Marilda, Dilmarize.

Comentários:
O fanzine feminista não poderia faltar!
Textos bem escritos, demonstrando sensibilidade, consciência ecológica, divulgação da cultura e do cinema. Contém belas ilustrações, e é totalmente autoral. Um excelente trabalho, que mereceu destaque entre as demais produções, pois demonstrou interesse e concentração da equipe na produção do fanzine. Com certeza, a equipe soube trabalhar os temas de forma inteligente e souberam utilizar o veículo de maneira sofisticada. A avaliação é de que realmente as acadêmicas trabalharam como equipe.

FANZINE MISTURINHA



Alunas: Elisangela Calixto, Gislaine Weeig, Daniele Binbotto, Solange Kubaski.

Comentários:
Um trabalho criativo, em que os textos buscaram explorar de maneira sincera os sentimentos e anseios das acadêmicas. Além disso, foi muito bem diagramado, e contou com uma sessão de classificados bastante criativa. Fanzine bem elaborado, dentro das propostas da oficina.

sábado, 6 de outubro de 2007

FANZINE INFORMATIVO



Alunas: Taciane Rocha, Dayane Gonsalves, Francine Chemin.

Comentários:
Outra vez, a opção foi pela colagem de textos. Com exceção do editorial, todos os outros textos foram retirados de revistas, e tratam de assuntos como casamento, agressividade adolescente e horóscopo.
Certamente, se houvesse textos autorais, o fanzine teria atingido melhor seus objetivos.

FANZINE HUMOR TEM AKI



Alunas: Adriana Kmetiuk, Cleo Santos, Ingrid Max.

Comentário:
Fanzine de grande criatividade, com textos bem humorados e bem escritos. As acadêmicas valorizaram os espaços e mesclaram textos próprios com textos alheios. O texto sobre disciplina e indisciplina trouxe uma discussão acadêmica ao fanzine, e isto com certeza valorizou a produção. Ainda há espaço para a crítica política, aludindo à absolvição do senador Renan Calheiros pelo Congresso Nacional, o que só fortalece a idéia de um fanzine voltado para a discussão de nível elevado e sem censuras. Esteticamente, o fanzine é bem elaborado, organizado e bonito.

FANZINE HELLO




Alunas: não colocaram o nome na editoria!!! falta grave!!!!

Comentários:
Fanzine composto de colagens que buscaram valorizar idéias e frases sobre educação. Também expôs alguns pensamentos e opiniões das autoras sobre educação e trabalho. A imagem do líder revolucionário cubano Fidel Castro, na contra-capa, demonstra o ideal de que a revolução na educação é possível, e me parece que as acadêmicas se deixaram influenciar positivamente por isso. Os espaços foram preenchidos a caneta, o que fez com o que o material ficasse bem atraente quando reproduzido em fotocópia.

FANZINE "COM FOME DE GORDURA"



Alunas: Janaína e Paola.

Comentário:
Um fanzine que fala da necessidade de organizarmos nossa alimentação, pois disso depende nossa qualidade de vida. Composto por alguns textos, algumas colagens, dá dicas de alimentação saudável e discute a prática de esportes para uma vida mais saudável. Interessante o tema, pois é sem dúvidas algo que pode chamar a atenção de leitores e trata-se de uma discussão válida para a escola e para a vida.

FANZINE "GAZETA DA SECAL"




Alunas: Simone Kuipers, Rosemeri Hardtman, Adriana Carla Nas, Giovana Nadal, Telma Boiko.

Comentário:
Um fanzine que poderia muito bem servir como informativo oficial da faculdade. Expressa a opinião das autoras a respeito da vida e das atividades desenvolvidas no dia-a-dia da faculdade. Uma entrevista com a coordenadora do curso de pedagogia, Professora Vilmara Dechandt, ilustra a forma como planejamento das atividades ocorre e quais os objetivos da formação são levados em conta, no decorrer do curso.
No aspecto gráfico, trata-se de um fanzine bem elaborado, sóbrio, bem organizado, visualmente fácil de ler. Interessante proposta, que certamente valoriza a convivência e os estudos numa instituição de ensino.

FANZINE EDUCAÇÃO AÇÃO



Alunos: Emerson Luiz Nass, Amanda Aires Barbosa, Danielli Martins.

Comentário:
O trabalho revelou o empenho e a criatividade da equipe, tanto na produção de textos, quanto na organização do fanzine. Contaram com a utilização de vários recursos estilísticos e estéticos, e o resultado ficou realmente muito bom. Sem falar que as idéias dos autores ficou explícita, nos vários textos opinativos e no editorial. Um exemplo de um trabalho em que se expõem os pensamentos e as convicções dos educadores. No aspecto geral, um trabalho muito interessante.

FANZINE "CADERNO KIDS"



Alunas: Francine Aleixo, Ana Cláudia, Mara Beatriz e Scheila.

Comentário:
Um fanzine destinado à "criançada", portanto, repleto de cores, brincadeiras, curiosidades, piadas, desenhos, passatempos, poesias.
Criatividade nos textos e na organização dos espaços. Como no fanzine anterior, deixou um pouco a desejar na produção autoral, porém, valem os mesmos comentários - às vezes, a escolha de determinados textos pode revelar uma leitura de mundo. É claro, devemos lembrar que esta oficina foi uma experiência que deverá ser reproduzida por nossas pedagogas em sala de aula. Não tenho dúvidas de que a realização deste trabalho foi bastante importante, no sentido de evidenciar uma técnica didático-pedagógica de relativa simplicidade, mas de grande impacto na produção de conhecimentos pela escola.

FANZINE BOLETIM INFORMATIVO



Alunas: Ana Paula Besten e Karina de Fátima Zander.

Comentário:
Este trabalho foi realizado a partir de colagens de textos e fotos, retirados de outros veículos de informação. Com exceção do editorial e da seção de horóscopo, todos os outros textos já haviam sido publicados anteriormente em outras fontes.
Isto, se por um lado, não traduz o objetivo da oficina, que era a produção de textos pelos participantes, por outro lado é um aspecto interessante, porque traz intrínseca uma leitura, um posicionamento, em relação a textos excritos por outros. Isto pode revelar uma noção de como as alunas compreendem sobre os fatos divulgados na imprensa.
Isto não desvaloriza nem desmerece o trabalho, pois expressa um tipo de pensamento e de atitude em relação a determinadas colocações e posicionamentos.

Oficina de Fanzine - Parte final

Queridas alunas.
Conforme já disse em aula, fiquei muito, mas muito feliz, mesmo, com o resultado do nosso trabalho.
Acredito que vocês compreenderam o espírito da coisa, e puderam perceber o quanto este tipo de atividade é importante para o dia-a-dia da escola não parecer tão chato, deprimente e sempre igual. É possível inovar, sem recorrer a grandes pirotecnias, e a inovação se faz assim, de maneira simples, mas com grande relevância e intensidade.
Educadores devem acreditar, sempre, na solidariedade, fraternidade, direitos iguais, e perceber que devemos amar nossos alunos - e nossos semelhantes, nossa família, nossos pais, irmãos, cônjuges - não apesar das diferenças, mas por causa delas.
É maravilhoso perceber que podemos alcançar, a partir de idéias e conceitos relativamente simples, grandes avanços. Avançar em busca de maior e mais amplos conhecimentos, mas reconhecer que quanto mais amplos, mais simples eles são.
Nossa atitude em relação à vida e ao que desejamos é que define nosso caráter, e eu não tenho dúvidas que nosso caráter deve ser de bondade, de alegria, de confiança.
Estamos vivos, em pleno século 21, um momento de grandes dificuldades, incompreensões, contradições, crises. Mas é por isso mesmo que temos que resgatar os ideais mais elevados, independente das crenças, ideologias, ideais, pensamentos de cada um. Somos humanos, estamos vivos. Estamos aqui e agora. Isso é o que importa.
Vocês foram e são ótimos, estão todos de parabéns.
Mantenham acesa esta chama.
Os próximos tópicos serão relacionados a cada fanzine produzido. Farei um breve comentário sobre cada um, e espero que vocês também exponham seus pontos de vista sobre esta atividade.
Estou orgulhoso e contente por termos, em tão pouco tempo, alcançado tantas coisas juntos.
Obrigado.
Um abraço.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

4.º BIMESTRE - OFICINA DIDÁTICA PARANGOLÉ



Parangolé, escultura móvel criada pelo artista plástico Hélio Oiticica (1939-1980)


Demorei, mas aqui estou.
Este post é sobre a idéia de realizarmos uma oficina no quarto bimestre, com as turmas do 3.º ano, disciplina de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa, e 1.º ano, disciplina de Língua Portuguesa.
A idéia deste trabalho é envolver várias temáticas, desde o ensino da língua portuguesa como algo interessante e produtivo, passando por uma experiência didático-pedagógica que sirva como parâmetro para o trabalho dos futuros educadores, incluindo nisso o desenvolvimento artístico e científico, que deve fazer parte da vida de todos nós, envolvidos de alguma maneira com o ensino superior.
O objetivo deste trabalho é realizar a produção de textos a partir de tópicos da Língua Portuguesa, como sintaxe, morfologia, ortografia, na forma de produtos.
Por produtos, entendemos fanzines; seminários; planejamentos de aula com utilização de recursos como tv, rádio, cd, computador; blog; entre outros. O trabalho final a ser apresentado pelas equipes é um pôster, produzido conforme padrão de apresentação de trabalho em eventos científicos. Neste pôster, estará explícito o resultado da oficina, como relato científico do trabalho.
A idéia é que cada equipe se envolva com ao menos uma temática, produzam textos, discutam um tópico da Língua Portuguesa, realizem uma produção e ao final, apresentem os resultados científicos desta experiência.
Com isso, matamos vários coelhos de uma vez só: além de darmos conta do conteúdo da disciplina, de uma maneira criativa e contemporânea, também colocaremos em prática alguns recursos didático-pedagógicos que podem servir de parâmetros para nossa atuação em sala de aula, e com isso, estaremos cumprindo nosso papel de educadores críticos, que é o que se espera de nós. Além disso, daremos vasão à nossa criatividade artístico-científica, no sentido de um trabalho multisensorial, que envolverá diversos recursos. Temos ainda o aspecto da avaliação dos trabalhos - algo que nem sempre é tratado da maneira adequada, além de ser um conceito que muitos educadores tratam como tabu. A avaliação é um tema importante a ser colocado em pauta, em qualquer atividade didático-pedagógica, e vamos discutir uma forma de avaliação que privilegie também nosso aprendizado.
Ao final da oficina, faremos um evento acadêmico, com apresentação dos trabalhos, contando com o apoio da coordenação do curso, como maneira de demonstrar que na Secal se produz conhecimento.
Bem, a idéia está lançada, agora é com vocês, vamos discutir isso em colocar em prática já nas próximas aulas.
Antes que me perguntem: o nome "Oficina Didática Parangolé" é uma homenagem ao artista Hélio Oiticica (1939-1980) e aos 40 anos da Tropicália, movimento artístico-literário-musical, que foi dos mais importantes na arte brasileira do século XX.

Para saber mais sobre Hélio Oiticica e os parangolés, existem vários sites - sugiro: http://www.mac.usp.br/projetos/seculoxx/modulo3/neoconcreto/oiticica/index.html

Sobre o Tropicalismo: http://www.tropicalia.com.br/

Abraços e beijos