domingo, 23 de março de 2008

DEU NO "ESTADÃO"

POis é, ninguém, além do meu querido amigo, professor doutorando, Márcio Romeu, da UERJ, comentou o post!!!
Iss é indignante! Meninas e meninos do terceiro ano de Pedagogia da Secal - não se preocupem, semana que vem vamos dar um jeito nisso. Nem que eu tenha que lançar mão da pedagogia tradicionalista, mas não admitirei que este blog fique às moscas! Nosso trabalho é muito sério, o que não significa que tenha que ser chato. Mas temos que trabalhar e estudar! Sem temer a experiência!!! Vamos construiur nossas aulas em conjunto, e isso, senhoritas e senhoritos, inclui a participação de todos. Puxada de orelha coletiva!
Temos aqui uma manchete sintomática, n'O Estado de São Paulo de hoje (matéria linkada no título): Um terço dos alunos da 4ª série tem nível da 1ª. Dados OFICIAIS do MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, conseguidos com exclusividade pelo Estado.
Legal, né? Essa é uma discussão que vem bem à calhar às nossas disciplinas. Leitura obrigatória para todos os estudantes de Pedagogia, para discussão na próxima aula.
Vamos procurar refletir sobre o papel das TIC na transformação desse quadro tenebroso, que não só deveria nos encher de vergonha - e não apenas os educadores, mas a sociedade inteira!!! - como deveria nos forçar a agir de maneira a mudar imediatamente este quadro ridículo.
De que forma cada um de nós pode agir para que as TIC e os meios de comunicação sejam usados crítica e criativamente para mudar essa história? Não custa perguntar: que país estamos construindo?
Próxima aula, quero debate.
Abraços

9 comentários:

Fabiano Marques disse...

Fala rapá! Vou colocar lenha na fogueira. Esse blog não pode ficar às moscas mesmo.
Valeu por deixar um post sobre o Tito.
Pede para os seus alunos beberem um chope lá e só sairem do balcão depois de ter um texto pronto para comentar no blog das Aulas do Andrezão.
abraço

Unknown disse...

Oi professor tudo bem? adorei o blog!
Vou sempre passar por aqui com certeza!
bjao
Camila Pedagogia noturno

carmem disse...

oieeeee
td bem prof?
valeu pelo puxão de orelhas ai ok heueuehueuhe
ah quanto a reportagem mto interessante tbm....
tenha uma ótima semaninha ok....
bjoooooooosssss

André Luis Rosa e Silva disse...

hum, que bom que algumas pessoas estão acessando este blog.
abraços e beijos

Ramon disse...

Pregue o pé nessa moçada mesmo, ficam só dormindo e não desfrutam dos bens que a modernidade nos dá. Veja o que meus primeiros anos do ensino médio fazem http://ensinodearte1em.blogspot.com

Unknown disse...

BOA NOITE E UM BOM DIA
ESPERO QUE TENHA GOSTADO DE NOSSO FANZINE INFELISMENTE NÃO SAIU DO JEITO QUE IMAGINAMOS MAS FIZEMOS O MELHOR QUE PUDEOS ESPERO QUE TENHA SERVENTIA PARA ABRIR ALGUNS HORIZONTES ONDE PELO MENOS OS MINICIPES POSSAM SABER QUEM ESTÁ POR DETRA DAS CORTINAS, U GRANDE BEIJO ATÉ SEXTA

André Luis Rosa e Silva disse...

oi, josely. valeu pelo comentário. na segunda feira, o blog estará atualizado com todos os zines. um beijo e obrigado

Unknown disse...

olá professor, até que enfim, conseguir deixar um recado, adorei fazer o fanzine, no começo achei que iria ser chato, mas percebi que é muito interessante. Com certeza consegui guardar o melhor deste trabalho que passarei adiante daqui uns tempos. Bjao.

Maritsa Pedagogia noturno

André Luis Rosa e Silva disse...

oi, maritsa!
obrigado pelo comentário.
dê uma olhada depois, estou postando os fanzines.
eu também gostei muito dos trabalhos, é sempre gratificante fazer coisas legais na educação.
abraços