quinta-feira, 20 de março de 2008

HOLA, QUE TAL?


Espacios fragmentários, do artista nicaragüense Bayardo Blandino (1997).

E aí, tudo bem com vocês?
Inauguramos o ano acadêmico no blog "Aulas do Andrezão".
Estou bastante animado, acho que este ano de 2008 vai surpreender a todos. Só depende de nós, de nosso esforço, trabalho, disciplina e atividade fazer as coisas e provar que o curso de Pedagogia da Secal pode dar bons frutos.
Estamos apenas começando, as duas turmas têm realidades distintas, uma tem vários alunos, outra não tem tantos, mas pensem sempre no seguinte: nós temos que compreender as duas disciplinas (Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Língua Portuguesa & Tecnologias Aplicadas à Educação) como correlatas; isto é, uma depende da outra, e as duas têm que resultar em produções, debates, seminários de alto nível.
Vamos ler, escrever, assistir e ouvir para produzir: o fanzine é apenas o começo.
A idéia é trabalhar com rádio, fotografia, blogs, vídeo e cinema.
Aliás, estive pensando a respeito do nosso planejamento, e então optei por uma pequena mudança: vamos acrescentar a exibição de um filme que nos ajude a refletir sobre o papel das/os educadoras/es ante às novas tecnologias de informação e comunicação. Vou pensar no filme durante o fim de semana, para passar na aula de 23 de abril, como um fechamento da oficina.
É importante que todos leiam o texto do Moran, que está disponível na pasta do xerox.
O calendário de atividades ficou assim definido:
26/03
Aula sobre o uso do Jornal na Escola
Planejamento do fanzine.

2/04
Produção do fanzine.

9/04
Finalização do Fanzine.

16/04
Apresentação dos resultados durante o Café Filosófico de Pedagogia.

23/04
Entrega do texto sobre o uso do jornal e a produção de fanzine em sala de aula.(avaliação acadêmica)
Apresentação de filme - título a definir.

29/04
Entrega de Notas do 1º Bimestre.

Equipes: pensem em um tema e um nome para seus fanzines. Dêem uma olhada nas postagens do ano passado, onde estão publicados os zines da turma 2007.
Escrevam seus e-mails na página de comentários.
Abraços

6 comentários:

Didática - Professor Márcio disse...

Opsss...passado e olhado, legal, eu começei o semestre, divulguei o blog, e assim vamos fazendosabendo da rede que tecemos juntos, sim, manda notícias...vamos postar coisas em conjunto...eu estou fazendo um planejamento da disciplina com os estudantes, acho que vai ser legal!!! Vamo que vamo que a hora é essa!!! Beijos

serli disse...

Ola prof tdo blza estive aqui, estou trabalhando no meu fanzine tenho certeza que vai ficar mto legal abraços tua aluna Cerli do curso de pedagogia matutino

Unknown disse...

Olá Professor, espero que o fanzine que fizemos tenha obtido sucesso em relação a sua expctativa.
Rosângela Mocelim

belynha disse...

OLÁ PROFESSOR ANDRÉ!
A experiência com a construção do Fanzine foi muito boa, tivemos que produzir em grupo, isso foi muito gratificante. Conclusão: Fanzine em sala de aula funciona.
Isabelly S. Zamiliam

Unknown disse...

Olá Profº td bem? nada que um enorme recado deixado no quadro, não renda alguns comentários rsrsrs,...
Mas é claro que eu não vim comentar só pelo fato de receber algo em troca rsrsrs...
Quero comentar que foi mto gratificante tanto a apresentação como a produção do fanzine, gostei mto da variação de idéias da turma.
Abraços e bom feriado!
Cristiane Batista.

Unknown disse...

Carol
Oii prof td bem??
entaum depois de tanta ensistência vim aqui dexa meu recadinhu rsrsrs
A experiência do fanzien foi mto legal, troca de idéias com as colegas , as opiniões, a criatividade, td mto legal de se fazer
Adorei fazer o fanzine e com certeza vou adorar faze-lo futuramente com meus aluninhos tb!!!!
bjuss
CarolinePavilaki