terça-feira, 14 de agosto de 2007

FANZINE: PRODUÇÃO ALTERNATIVA NA ESCOLA

Originalmente, fanzine é uma publicação feita pelo fã. A palavra é um neologismo de origem inglesa, formada a partir da contração das palavras “fanatic” e “magazine” – literalmente, “revista do fã”.
Para alguns estudiosos, apenas a publicação que traz textos, informações e matérias sobre determinados assuntos, especificados e definidos pelos editores, pode ser considerada um fanzine. Porém, podemos chamar de fanzine qualquer publicação de caráter amador ou educativo que seja elaborado sem a intenção de lucro, com objetivo de comunicação e informação sobre um tema.
Em um fanzine, podemos encontrar textos sobre variados assuntos, histórias em quadrinhos, poesias, divulgação de bandas, contos, crônicas e resenhas, colagens, desenhos e tudo mais que for considerado interessante. Para fazer um fanzine, antes de tudo, é preciso iniciativa e concentração de um grupo de pessoas que tenha como objetivo divulgar informações sobre produção artística, educacional ou cultural, para que desta forma possam ser multiplicadas e enviadas para variados tipos de leitores, sempre à margem do esquema comercial da produção cultural.
Um fanzine é diferente de uma revista tradicional justamente porque não se preocupa com o mercado editorial nem com o lucro que possa ocorrer. É uma forma de expressão livre, feita em função dos direcionamentos dados pelo grupo de editores. Publicação independente e livre, o fanzine pode ser reproduzido e pode também dar origem à outros fanzines.
No caso da escola, o fanzine pode ser uma produção interessantíssima, realizada como criação coletiva de professores e alunos, a partir de um tema do conteúdo. Pode também assumir o papel de um veículo de comunicação entre diversos segmentos que compõem a escola. Para a disciplina de Língua Portuguesa, visando a produção de textos, é obvio que o trabalho com fanzines pode trazer inúmeros benefícios. Demonstrar o caráter abrangente, criativo e prático da língua – atributos que nem sempre ficam claros nas aulas expositivas sobre os temas mais comuns da disciplina - são apenas alguns. Fanzine pode fazer milagre: tornar alunos críticos-criativos (e de quebra, questionar os valores de suprema sabedoria dos mestres, pois põem à prova o fato de que todos podem e devem escrever, e têm o que dizer).
Com organização, definição temática, objetivos, tempo e o mínimo de recursos, é possível fazer fanzines e torná-los uma ferramenta da construção de conhecimentos na escola. O papel do professor é de incentivador, mediador e articulador entre os conteúdos temáticos da disciplina e os conteúdos que serão expressos no fanzine.
Hoje em dia, com o advento da internet e dos meios eletrônicos, existem os chamados “fanzines eletrônicos”, ou "e-zines". Sua característica é trazer para a linguagem do computador os temas e assuntos tratados outrora nos fanzines impressos. Também é uma maneira interessante de utilização dos meios de comunicação em sala de aula. É possível, por exemplo, criar um fanzine e um e-zine, no formato de blog, para dar mais sustentação e abrangência ao projeto.
Para produzir um fanzine na escola, é preciso, como sempre, planejamento, definição de objetivos e etapas. A produção pode ser realizada com uma turma, um grupo de alunos e professores, ou com várias turmas da escola. Também é possível utilizar um conteúdo temático (uma publicação sobre "verbos" ou "orações subordinadas", por exemplo, ou como parte da produção de textos, com tema delimitado pelo mestre), ou pode ser feita com tema livre, com objetivo de criar um meio de comunicação interclasses. É interessante que o professor não imponha suas vontades ou sua maneira de pensar, mas participe com os alunos das decisões a respeito da escolha de temas, linha editorial, quem faz o quê, etc. Só depois de o trabalho concluído, deve-se realizar a avaliação, a partir de critérios pré-definidos com a turma.
Estes critérios podem abranger desde o tema escolhido, passando por questões gramaticais, ortográficas e sintáticas, incluindo questões sobre ética e metodologia da produção de textos.
É sempre importante que se defina o tipo de material que será utilizado para a confecção dos fanzines – tipo de papel, cola, tesoura, revistas para se fazer colagens, fotografias, cd-rom, computador, canetas, lápis de cor – e também que se defina o formato e a tiragem de cada publicação. O fanzine vai ser publicado no formato de uma revista e reproduzido via "xeróque"? Ou vai ser um fanzine mural? Quantos exemplares serão impressos? De onde virá o financiamento para a pulicação? Todos esses temas devem ser discutidos e definidos em conjunto com a turma. A definição dos temas passa também pelo definição do chamado "público alvo". Quem vai ler? A escola inteira? Pais, professores e alunos? Ou apenas a turma que produziu? Aqui, pode-se incluir também na metodologia uma pesquisa a respeito dos temas a ser publicados.
Esta pesquisa pode ser feita primeiramente com a própria turma -o que dá liberdade ao professor para incluir um tema do conteúdo da disciplina, como uma das matérias que serão publicadas.
Outra coisa importante é definir a periodicidade da publicação. Isto incluirá a definição de quando e como a produção vai ocorrer: durante as aulas? No horário contrário às aulas? Como trabalho de casa? Defina uma agenda para o fanzine!
Sempre é bom lembrar que esta atividade manter sua ludicidade (o que não a desmerece enquanto uma atividade didático-pedagógica, científica, séria). O professor deve estar preparado para perceber que, se num primeiro momento isto pode ser definido como um trabalho coletivo, feito com toda uma turma ou com um número estipulado de turmas, a segunda etapa inclui, além da avaliação, a necessidade de os próprios alunos definirem se querem ou não continuar com o projeto – mesmo porque não se pode passar todo um ano letivo apenas produzindo fanzines. Sempre que necessário, o professor pode pedir uma produção de fanzine, ao invés de pedir aos alunos um trabalho nos moldes tradicionais.
Um fanzine é uma produção lúdica, criativa e educativa, que deve fazer parte do planejamento da disciplina de Língua Portuguesa, em todas as séries.


Para maiores informações, leiam:
O QUE É FANZINE. De Henrique Magalhães. Editora Brasiliense, ano 2004, Coleção Primeiros passos http://www.editorabrasiliense.com.br/primeirospassos/fanzine.htm
Digitem “fanzine” no campo de buscas do site Google e vocês terão inúmeras páginas a respeito. Leiam, produzam e divirtam-se.
Abraços

7 comentários:

Unknown disse...

Olá prof. Td bem?
passei por aqui para pedir que envio o trabalho sobre acentuação gráfica e os exercicios.
Passamos por aqui
Adriana e Gislaine
até terça feira

Jú Barboza disse...

Bom dia prof, achei muuuuiiiiito interessante esse tal de "fanzine".
Faço meu o pedido das meninas (Adri e Gislaine)...
Abraço, até a próxima!

André Luis Rosa e Silva disse...

meninas, leiam o tópico novo. obrigado pelo acesso, apareçam por aqui ao menos uma vez por semana!
beijos e abraços

Unknown disse...

Muito bacana essa história (ou seria estória??) de blog.
Gostei dessa maneira de interargirmos. Só gostaria de confirmar se os exercícios deverão ser entregues por e-mail.
Um ótimo domingo!
Daniele Volpini

André Luis Rosa e Silva disse...

oi, dani.
os exercícios devem ser resolvidos e serão comentados em sala. a aula está disponível no xerox.
abraços

Renata Galvão disse...

oi porfº passei pra dizer q achei muito legal e interessante essas maneiras de estudo!!!!!
ótimo final de semana
até terça

Unknown disse...

Oi professor sou aluna do 8ºano e estou fazendo um trabalho sobre um fanzine o senhor pode nos dar uma demonstração de como desenhar? Obg.