quinta-feira, 23 de agosto de 2007

OFICINA DE FANZINE AULA 1

Na próxima terça-feira, falaremos sobre aspectos técnicos do texto de jornal. O uso do texto de jornal oferece a possibilidade de estabelecer diversas associações entre a leitura e a escrita - atividades intrínsecas.
Vamos destacar o seguinte:
a. As diferenças entre as variações da linguagem oral/ escrita, bem como as diferenças textuais, entre o gênero literário (poesia, prosa, conto, romance, novela) e o gênero jornalístico (o artigo, a crônica, a reportagem, a entrevista, o editorial).
b. A observação do planejamento gráfico, através análise de alguns elementos que compõem o jornal (separação entre textos por espaço, colunas, o cabeçalho, a manchete, a organização das imagens no corpo do texto, etc.). Destaque para como a composição do texto influencia na sua leitura.
c. As diferentes partes que compõe um jornal, chamadas editorias (por ex.: editorias de cultura, esportes, cotidiano, policial, política, informática, agricultura, infantil, etc).
Quando vocês estiverem produzindo fanzines com seus aluninhos e aluninhas na escola, podem fazer muitas outras coisas. As possibilidades são múltiplas.

Vale lembrar:

1. A utilização de um assunto do conteúdo produção de textos é importante como ponto de partida. Entretanto, o fanzine não pode ser "conteudista", pois é importante que os alunos produzam de acordo com suas próprias escolhas.

2. O fanzine não é um jornal. O que se faz é utilizar o jornal como parâmetro, mas a idéia é desconstrução e reconstrução de algo diferente.

3. Na escola, todo o processo, desde a leitura de textos de jornal e escolha temas para produção de textos, até a organização do cronograma de atividades e avaliação, deve ser exposto e debatido. Isso faz com que a oficina se torne realmente um trabalho coletivo, em que todos praticam atividades importantes juntos e têm tarefas individuais a cumprir.

4. Todo tipo de material pode ser trazido para ajudar na confecção dos fanzines: papel, canetinhas, canetas e canetões coloridos, revistas para recorte, fotografias, tesoura, cola, lápis de cor, etc. A criatividade é a parte mais gostosa deste trabalho.

5. A avaliação deve ser através do estabelecimento de critérios, como adequação ao tema, objetividade do texto, nomes mais criativos etc.

Pra não ficar chato, vou apresentar as equipes no próximo tópico.
Dêem uma olhada na bibliografia e não esqueçam de comentar o blog!

Abraços

BIBLIOGRAFIA:

1. O jornal na sala de aula, de Maria Alice Faria. Eu estou usando a edição antiga, da Editora Contexto, 1994, mas este livro interessante tem edições mais recentes. Altamente recomendado.

2. O que é fanzine, de Henrique Magalhães. Este livro faz parte da coleção "Primeiros Passos", Editora Brasiliense. Também recomendado. Encomendei este livro hoje, por R$ 16,00. Também recomendadíssimo.
Nesta coleção, existem centenas de títulos interessantes. Dêem uma olhada no link da brasiliense: http://www.editorabrasiliense.com.br/primeirospassos/primeirospassos_index.html

4 comentários:

Unknown disse...

O uso do jornal em sala de aula como um dos recursos para incentivar e até mesmo desenvolver o hábito e o prazer da leitura em nossos alunos, já está comprovado pelos resultados das pesquisas realizadas sobre essa temática. É de fundamental importância que futuros educadores tenham dominio científico sobre estas questões e que saibam como trabalhar com este tão importante instrumento de circulação social. Além do mais oportuniza também exercícios interessantes para os alunos despertarem sua reflexão sobre a língua, o entendimento do mundo e a oportunidade de explorar o universo informativo e crítico.
O curso de Pedagogia propoem-se a formar educadores que tenham em seu perfil, entre tantas outras habilidades técnicas, políticas e humanas, a arte de contribuir para a formação de um mundo com mais eqüidade e justiça. A leitura, a compreensão e a apropriação crítica da mesma conduz o ser humano, como defende Paulo Freire para sua libertação e autonomia.

André Luis Rosa e Silva disse...

Obrigado, professora Vilmara, pelo acesso e pelo comentário! Eu acredito que este trabalho vai ser muito interessante e produtivo, e sinceramente, penso que isso pode se tornar uma grande motivação para nossos alunos, futuros educadores.
Um abraço

Unknown disse...

Adorei! A professora Patrícia já havia nos mostrado como esse tipo de trabalho é significativo. Particularmente, vou adorar aprender mais sobre essa "técnica".
Um grande abraço.

ZécarlosRibeiro disse...

Caro prof.Andrezão
Me perdoe a intromissão, mas me permita parabenizá-lo pela idéia da utilização do fanzine como elemento pedagógico. Sou fanzineiro desde os tempos do mimiógrafo, professor na área da saúde coletiva e interessado no uso de tecnologias alternativas na educação.
Um grande abraço
José Carlos Ribeiro
ribeirojcarlos@gmail.com