sexta-feira, 31 de agosto de 2007

GALERA DO 1.º ANO

Conforme o combinado, sempre às sextas-feiras, escreverei um tópico especial, referente às aulas do primeiro ano de Pedagogia.
Hoje, faremos apenas alguns comentários gerais sobre nossa última aula, em especial sobre o que falamos a respeito do acesso ao blog e ao mundo virtual. Gostaria de frisar o seguinte: não pensem que estas atividades blogueiras têm qualquer intuito de impor algo a vocês. Sempre pensei que o mais importante de tudo, quando se trata de estudo, educação, leituras, práticas didáticas novas, é justamente perdermos o medo e o preconceito. Digo isso porque é preciso perceber que o blog não é uma alegoria do ego do professor André, muito pelo contrário. Eu realmente quero que isto aqui se torne um instrumento de trabalho, de pesquisa, de leitura, reflexão, um canal para produzir, publicar e comentar textos. Além do que, o propósito é funcionar como uma espécie de recurso didático que pode e deve ser experimentado também por vocês, alunas e alunos de Pedagogia, durante sua vida acadêmica e profissional.
Gente, é preciso perceber que a internet e seus recursos são parte indissociável do cotidiano de intelectuais, educadores, comunicadores, entre outros profissionais. Não é admissível que um acadêmico de um curso superior não tenha acesso regular à rede. Saibam aqueles que ainda têm algum tipo de receio que mais cedo ou mais tarde, vão se deparar com uma situação em que o uso da net é necessário - seja para providenciar seu currículo Lattes, seja para enviar um texto acadêmico para um evento, seja para pesquisar, trabalhar e até mesmo se divertir.
Aqueles que têm receios à net agem mais ou menos como a vovozinha que ouvia o rádio e dizia que a televisão era uma invenção do diabo - até o dia em que viu o primeiro capítulo de uma novela e nunca mais desligou o aparelho. Não estamos aqui discutindo valores, que fique bem claro: a internet e seus recursos, como qualquer instrumento ou ferramenta tecnológico, não é boa ou má, certa ou errada, inteligente ou ignorante - o uso que se faz dela é que diferencia. Se usarmos a nosso favor, como instrumento capaz de nos auxiliar a organizar nossa vida intelectual, acadêmica e profissional, faremos dela um grande aliado.
Não existe nenhuma desculpa convincente para não acessar: se não tem um computador, algum colega deve ter. Se não "sabe" se virar na net, peça ajuda a alguém mais capacitado (uma filha ou sobrinha pré-adolescente sempre serão bons instrutores). Além do quê, temos computadores na faculdade, disponíveis a vocês na biblioteca. E ainda por cima, há estabelecimentos chamados "lan houses", que alugam temporáriamente máquinas e dão acesso à internet por preços módicos, que muitas vezes não ultrapassam os R$2,00 a hora.
Alegar falta de tempo não me convence tampouco porque isso é uma questão de organização. Vocês devem lembrar que a atividade acadêmica séria demanda estudos e concentração, isto é, se vocês realmente quiserem tornar-se educadoras, e não meras diplomadas.
Diploma é fácil de conseguir, qualquer um consegue. Tornar-se educador, intelectual, acadêmico, demanda compreensão, concentração e aceitação das regras - que, diga-se de passagem, não foram criadas por mim, eu também estou adaptado a elas.
Bem, pra não dizer que não falei das flores, aqui vão alguns links interessantes pra vocês:
Nossa Língua Portuguesa - site oficial do professor Pasquale Neto, com dicas e informações sobre o uso da belíssima língua de Camões.
Site da CNPq, para fazer o Currículo Lattes:
Editora Brasiliense - procurem a coleção Primeiros Passos.
Um abraço a vocês todos.

3 comentários:

Unknown disse...

Só para avisar que passei por aqui.
Abraços

André Luis Rosa e Silva disse...

muito bem!

Dani wutzki disse...

Oi

passei aqui também...

=)