quarta-feira, 29 de agosto de 2007

OFICINA DE FANZINE AULA 2

Capa do livro "O jornal na sala de aula", de Maria Alice Faria - Editora Contexto (www.editoracontexto.com.br)

Apenas pra vocês não esquecerem, as equipes que produzirão os fanzines estão assim organizadas:

Equipe 1:
Ingrid, Adriana, Marilda, Cleonice

Equipe 2:
Aline, Claudinéia, Marla, Juliana, Selma.

Equipe 3:
Josiane, Antonia, Dilmarize, Rúbia e Leriane

Equipe 4:
Danielle G., Claudete, Milayni, Isis e Sandra.

Equipe 5:
Ana Paula, Dayane, Francine C. e Karina.

Equipe 6:
Emerson, Danielle, Amanda.

Equipe 7:
Geovana, Simone, Telma, Adriane Carla, Rosemeri.

Equipe 8:
Gislaine, Solange, ElisÂngela, Daniele.

Equipe 9:
Francine, Ana Cláudia, Beatriz, Scheila.

Equipe 10:
Janaína Gonçalves, Paola, Ana Paula Pitela e Andréa.

Para a próxima aula, terça que vem, dia 4 de setembro, as equipes terão que produzir 1 CABEÇALHO DE JORNAL, contendo: Nome, slogan, endereço eletrônico, data, ano da publicação, número, preço. Este cabeçalho será elaborado conforme as instruções dadas na aula de ontem, a partir da análise da Primeira Página (PP) dos jornais. Nossa referência básica desta aula é livro "O jornal na sala de aula", de Maria Alice Faria (vide referência completa no tópico "Oficina de fanzine aula 1").

As equipes também deverão produzir 1 manchete e um lide.
O que é a manchete? É a notícia mais importante do dia, que merece destaque, geralmente apresentada com letras maiores. Vocês devem produzir uma manchete a partir de fatos reais ou fictícios, mas é importante que ela seja criativa e pareça verossímil.
O que é o lide? É um elemento fundamental da PP. Trata-se da abertura de notícia ou reportagem, onde se apresenta o assunto que será abordado de maneira suscinta. Na verdade, é um resumo inicial, cuja função é fisgar a curiosidade do leitor, para que este compre o jornal. Um bom lide responde, em forma de síntese, as perguntas básicas referentes ao assunto tratado: quem fez o quê e quando, como, onde e por quê. Esta ordem não é obrigatória, e em alguns lides, algumas destas respostas estão implícitas. Ler e produzir lides é uma atividade interessantíssima. Há ainda a possibilidade de comparação entre lides de vários jornais. Isto dá a possibilidade de compreender como o estilo dos textos pode variar, de um jornal para outro.

Lembrem-se: vocês devem produzir isso até a próxima terça, mas a produção da PP de jornal deverá ser feita em sala de aula. Por isso, não esqueçam de trazer cartolina, recortes, canetões e canetinhas, lápis de cor, cola, tesoura e outros materiais que acharem interessantes.

Também é de fundamental importância que cada equipe compre 1 exemplar do jornal de domingo (sugestão: Gazeta do Povo, Folha de São Paulo ou O Estado de São Paulo). Cada membro da equipe está responsável pela leitura da matéria principal de um caderno, sobre a qual deverá ser produzida uma síntese manuscrita, que será comentada em nosso próximo encontro.

Não custa lembrar: TODAS estas atividades serão avaliadas.
Abraços e beijos, qualquer dúvida, email-me. :-)

Um comentário:

Unknown disse...

Olá André!
Sou estudante de jornalismo em Salvador/Ba do 5°sem. Tô trabalhando em um projeto comunitário da faculdade, onde iremos fazer algumas oficinas de fanzines com a comunidade do bairro. Pesquisando pela internet sobre esse assunto achei o seu blog. Gostaria de saber se vc teria algum material sobre oficinas de zine que pudesse nos disponibilizar, pois nos seria de grande valia.
Desde já agradeço a atenção e aguardo resposta.
Meu email é nandavgama@hotmail.com

Até +!
Fernanda Gama