terça-feira, 7 de agosto de 2007

FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA

As aulas de hoje foram o pontapé inicial em um projeto que pode realizar uma experiência interessante para o curso de Pedagogia.
Sem dúvidas, temos limitações, mas dentro de nossas possibilidades, poderemos viabilizar um estudo produtivo. Para mim, a realização de um projeto em educação é sempre algo excitante, e trabalhando com mentes produtivas, tenho certeza de que sairá algo de bom.
Na próxima aula, daremos início à produção de fanzines. A primeira coisa que faremos é conceber este tipo de publicação, da qual falei brevemente na aula de hoje, e fazer uma pesquisa a respeito deste tema na internet e em outros meios. Deixo a dica: há um evento que acontecerá na UEPG, chamado "Semana de Folkcomunicação", em que há um concurso para fanzines. Seria legal que a gente produzisse a tempo de alguém aí da turma participar, já que é um evento acadêmico que tem bastante a ver com nosso tema. O link do evento é esse: http://www.uepg.br/folkcom2007/. Acessando este site, vocês terão maiores informações sobre este evento. É claro que não é do curso de Pedagogia, mas nada impede ninguém de participar, além do que, podemos dessa maneira aumentar nosso conhecimento a respeito das relações entre a educação e comunicação e romper com o didatismo positivista que quer acreditar que nós, educadores, somos o umbigo do mundo.
Outro link interessante que vocês podem acessar é o blog de meu amigo, professor Márcio Oliveira, da UERJ, que trabalha com o ensino da didática. Dêem uma olhada, façam um comentário, digam que fui eu que indiquei o blog pra vocês. O link para o blog é http://wwwensinodidatica.blogspot.com/
Com esses acessos, vocês vão perceber que a internet é um instrumento que pode ser um grande aliado dos educadores em sua nobilíssima e árdua tarefa de educar seres humanos.
Na seqüência deste blog, vou linkando outras coisas, outros blogs, filmes, textos, fotografias, sites interessantes. Vocês não só podem como devem contribuir, primeiramente, acessando o blog e sempre postando comentários.
Na próxima aula, vou ver quem acessou o blog e fez comentário.
"Vamo que vamo que a hora é essa".
Um abraço.

4 comentários:

Unknown disse...

Olá prof. Gostei bastante da meneira que voce ministra as aulas, é divertido, assim as aulas não ficam monotonas. Espero poder entender bem os conteudos.
Até mais
Um abraço
Adriana Graboski

Didática - Professor Márcio disse...

É isso aí, um mundo de professores blogueiros...um passo a frente e você não está mais no mesmo lugar...felicidades

André Luis Rosa e Silva disse...

obrigado, adriana.
márcio, você é meu inspirador.

celso/secal disse...

bom eu sou suspeito de falar , como sou dono de uma lan house eu vivo o mundo virtual o dia todo , tenho mais amigos virtuais do q no dia a dia . e acho q o blog alem de fazer com que falemos a mesma linguagem do jovem da atualidade tb rompemos muitas barreiras , pois acho q logo logo muita coisa será virtual ainda bem pq assim os horizontes se ampliam e muito. imagina só poder-mos trocar ideias com professores e alunos on line em outros paises pra troca de informaçao e experiencia ??? saindo do mundo da sala de aula. é isso ai meu amigo , a minha biblioteca virtual já estou montando abraço.