quinta-feira, 16 de agosto de 2007

EXERCÍCIOS DE ACENTUAÇÃO GRÁFICA

Seguem os exercícios sobre acentuação gráfica, dirigidos aos alunos do primeiro ano de pedagogia.
Devem ser resolvidos e trazidos para a próxima aula, para que possamos comentar.
Divirtam-se.

SOBRE O TEXTO "CONSTRUÇÃO", DE CHICO BUARQUE DE HOLLANDA:
1. Por que ocorre acentuação gráfica na última palavra de cada verso do texto?

2. Além da última palavra de cada verso, há apenas uma outra acentuada no texto. Qual é e por que recebe acento gráfico?

3. Observe as seguintes palavras, retiradas do texto: náufrago, máquina, música, público, tráfego. Elas pertencem a que classe de palavras? Se fosse retirado o acento gráfico, continuariam existindo? Explique.

SOBRE O TÓPICO "ACENTUAÇÃO GRÁFICA":
1. Observe a grafia e acentuação das palavras abaixo e indique a alternativa em que todas estão grafadas corretamente:
a) privilégio, espontâneo, ressureição.
b) má-criação, abstração, exitação.
c)maciço, sisudez, classissismo.
d) acessor, sargeta, senzala.
e) incursão, propensão, mixto.

2. Reescreva corretamente as palavras grafadas de maneira errônea na questão acima.

3. A mesma regra de acentuação que vale para rápida, vale também para:
a) mutável, estaríamos, vírgula, admissíveis.
b) ortográfico, colégios, egípcios, língua.
c) básicos, difícil, colégios, língua.
d) português, inglês, símbolos, lânguido.
e) vírgula, simbólico, símbolo, hieróglifos.

4. Justifique a acentuação dos seguintes vocábulos:
históricos, país, índio, herói, Júpiter, módulo, álbum, jacaré.

5. Somente numa série abaixo, todas as palavras estão acentuadas corretamente. Assinale-a:
a) rápido, séde, corte.
b) Satanás, ínterim, espécime.
c) Corôa, vatapá, automóvel.
d) cometí, pessegozínho, viúva.
e. Lápis, raínha, côr.

6. Reescreva as palavras acima, fazendo a acentuação correta.

10 comentários:

Anônimo disse...

Oieeee....
Qualquer hora passo lá na SECAL dar um oi para meus antigos companheiros de sala e aproveito dar um oi p vc tbm!!!!
Bjokas
Luana

Unknown disse...

Oi prof.sem o conteudo está difícil de resolver, passa o conteudo por email
até
ADRIANA

André Luis Rosa e Silva disse...

obrigado, luana. passe mesmo.
adriana: a aula de semana passada está disponível no xerox. vou enviar por email, também.
abraços

Unknown disse...

Professor, me socorra!!!
De acordo com o que entendi, são acentos gráficos o agudo e o circunflexo, correto?
Então, no texto do Chico existem duas e não uma palavra acentuada fora do final do verso: céu e silêncio.
Outra coisa: no item de acentuação gráfica, não encontrei nenhuma alternativa correta, a não ser que o Sr. considere a palavra mixto como aquela que deriva de comida, ex. mixto-quente (???)
Obrigada,
Daniele Volpini

celso/secal disse...

olá professor , to passando pra desejar ótimo final de semana , abraço celso/secal manhã

parabéns pelos conteúdos

kattiusa disse...

olá... me chamo kattiusa (nome difícil)rs*. Bom, sou do Rio de Janeiro e faço Letras na Estácio de Sá, e acabei achando esse blog, qnd estava preparando-me para uma micro-aula(ou seja, eu iria apresentar uma aula prática p/ minha turma do 4º período)e era exatamente isso que eu procurava, enfim usarei esses exercícios como base p/ que eu bole algumas questões p/ a classe. desde já grata!!!

Pingo de Leite disse...

Qdo inserir a opção de SEGUIDORES (entra em layout, adicionar gadget e escolha a opção seguidores), avise-me pois quero acompanhar seu blog. Os exercícos foram-me muito úteis para aulas na sexta série. Valeu!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Existe formas mais fáceis de entender acentuaçao gráfica. Veja em: ACENTUAÇÃO GRÁFICA