Seguem os exercícios sobre acentuação gráfica, dirigidos aos alunos do primeiro ano de pedagogia.
Devem ser resolvidos e trazidos para a próxima aula, para que possamos comentar.
Divirtam-se.
SOBRE O TEXTO "CONSTRUÇÃO", DE CHICO BUARQUE DE HOLLANDA:
1. Por que ocorre acentuação gráfica na última palavra de cada verso do texto?
2. Além da última palavra de cada verso, há apenas uma outra acentuada no texto. Qual é e por que recebe acento gráfico?
3. Observe as seguintes palavras, retiradas do texto: náufrago, máquina, música, público, tráfego. Elas pertencem a que classe de palavras? Se fosse retirado o acento gráfico, continuariam existindo? Explique.
SOBRE O TÓPICO "ACENTUAÇÃO GRÁFICA":
1. Observe a grafia e acentuação das palavras abaixo e indique a alternativa em que todas estão grafadas corretamente:
a) privilégio, espontâneo, ressureição.
b) má-criação, abstração, exitação.
c)maciço, sisudez, classissismo.
d) acessor, sargeta, senzala.
e) incursão, propensão, mixto.
2. Reescreva corretamente as palavras grafadas de maneira errônea na questão acima.
3. A mesma regra de acentuação que vale para rápida, vale também para:
a) mutável, estaríamos, vírgula, admissíveis.
b) ortográfico, colégios, egípcios, língua.
c) básicos, difícil, colégios, língua.
d) português, inglês, símbolos, lânguido.
e) vírgula, simbólico, símbolo, hieróglifos.
4. Justifique a acentuação dos seguintes vocábulos:
históricos, país, índio, herói, Júpiter, módulo, álbum, jacaré.
5. Somente numa série abaixo, todas as palavras estão acentuadas corretamente. Assinale-a:
a) rápido, séde, corte.
b) Satanás, ínterim, espécime.
c) Corôa, vatapá, automóvel.
d) cometí, pessegozínho, viúva.
e. Lápis, raínha, côr.
6. Reescreva as palavras acima, fazendo a acentuação correta.
quinta-feira, 16 de agosto de 2007
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10 comentários:
Oieeee....
Qualquer hora passo lá na SECAL dar um oi para meus antigos companheiros de sala e aproveito dar um oi p vc tbm!!!!
Bjokas
Luana
Oi prof.sem o conteudo está difícil de resolver, passa o conteudo por email
até
ADRIANA
obrigado, luana. passe mesmo.
adriana: a aula de semana passada está disponível no xerox. vou enviar por email, também.
abraços
Professor, me socorra!!!
De acordo com o que entendi, são acentos gráficos o agudo e o circunflexo, correto?
Então, no texto do Chico existem duas e não uma palavra acentuada fora do final do verso: céu e silêncio.
Outra coisa: no item de acentuação gráfica, não encontrei nenhuma alternativa correta, a não ser que o Sr. considere a palavra mixto como aquela que deriva de comida, ex. mixto-quente (???)
Obrigada,
Daniele Volpini
olá professor , to passando pra desejar ótimo final de semana , abraço celso/secal manhã
parabéns pelos conteúdos
olá... me chamo kattiusa (nome difícil)rs*. Bom, sou do Rio de Janeiro e faço Letras na Estácio de Sá, e acabei achando esse blog, qnd estava preparando-me para uma micro-aula(ou seja, eu iria apresentar uma aula prática p/ minha turma do 4º período)e era exatamente isso que eu procurava, enfim usarei esses exercícios como base p/ que eu bole algumas questões p/ a classe. desde já grata!!!
Qdo inserir a opção de SEGUIDORES (entra em layout, adicionar gadget e escolha a opção seguidores), avise-me pois quero acompanhar seu blog. Os exercícos foram-me muito úteis para aulas na sexta série. Valeu!
Existe formas mais fáceis de entender acentuaçao gráfica. Veja em: ACENTUAÇÃO GRÁFICA
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